O senador Magno Malta (PL-ES), vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, anunciou durante coletiva de imprensa, ontem (3), que vai elaborar um relatório paraleo ao da relatora Eliziane Gama (PSD-MA) junto da oposição bolsonarista. O senador acusa ilegalidades da CPMI do 8/1 e disse que a pauta da investigação foi sequestra pela base do governo Lula na Comissão.
Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/10/03/interna_politica,1570984/presidente-de-cpmi-fecha-acordo-para-votacao-do-relatorio.shtml
Após anunciar uma reunião para esta quarta-feira (4/10), o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), deputado Arthur Maia (União-BA), voltou atrás e disse, nesta terça-feira (3/10), que "não há possibilidade de acordo".
“A reunião de amanhã, de que eu falei às 11h, era para tentarmos um acordo. Como não há possibilidade de acordo, eu vou desmarcar a reunião de amanhã às 11h. Agora, eu gostaria de, ainda hoje [terça-feira], apresentar para a comissão a minha proposta de encaminhamento, de procedimento, na verdade, no dia da votação do relatório”, disse o deputado.
Com a votação do relatório prevista para o dia 17 de outubro, quando o parecer da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) será lido, o último depoimento previsto será o do policial militar Beroaldo José de Freitas Júnior, nesta quinta-feira (5). Portanto, não haverá sessão na próxima semana, para que Eliziane possa concluir o relatório. “Já fui avisado pelos deputados da oposição que eles apresentarão um voto separado”, disse Arthur Maia.
Ficou acordado que a leitura do parecer e do voto da oposição aconteça na terça (17) e, caso haja pedido de vista, ou seja, mais tempo para análise, Maia garantiu que o relatório será debatido e votado na quarta (18). O presidente do colegiado disse também que não aceitará pedidos para encerramento de discussão.
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas
#magnomalta #elizianegama #8dejaneiro #cpmi