Manifestação de fé em Ribeira de Frades (página JFRF)
No calendário anual, o dia 15 de Agosto é marcado por todos os ribeirenses como um dia Santo. Todos os anos o trajecto do Círio de Nossa Senhora da Nazaré desde a Igreja de Santa Cruz até à Igreja Matriz atrai não só os habitantes da freguesia, como milhares de visitantes que se deslocam a Ribeira de Frades para assistir ao momento.
Costuma dizer-se que a fé move montanhas, fé essa que moveu Vaz Pereira a presidir este ano à Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré. “As pessoas vivem esta festa com grande intensidade. Jovens, adultos e idosos, todos sentem a celebração de uma forma muito especial”, sublinha o responsável.
Contudo, a actual crise nacional também se faz sentir na festa, criando algumas complicações. “As doações são menores e sentimos dificuldades na colaboração das empresas que, normalmente, intervêm connosco”, lamenta. Além deste facto, Vaz Pereira sente que “cada ano que passa é mais complicado arranjar alguém que se proponha a organizar a festa”. Esta realidade não desanima o responsável, assegurando que “vão ser feitos todos os possíveis para que a festa se continue a realizar”.
Das maiores festas do concelho
Jorge Veloso, presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de Frades, destaca a importância e a dimensão que as festas de Nossa Senhora da Nazaré atingem em Coimbra.
““Hoje em dia, esta comemoração é uma das maiores do concelho e atrai sempre milhares de visitantes”, enaltece.
As celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Nazaré são uma tradição que já atinge grande longevidade. Jorge Veloso explica que “a celebração já se realiza há mais de 600 anos e constitui uma parte significativa da história da localidade”.