Habitação No Espírito Santo (JORNAL A TRIBUNA - 1981)
EDIÇÃO ESPECIAL - HABITAÇÃO
A TRIBUNA
Vitória, 30 de setembro de 1981
Desde 1967, quando começou a funcionar efetivamente, até meados deste ano, o Banco Nacional da Habitação BNH financiou um total de 65.018 unidades residenciais no Espírito Santo, gerando empregos para milhares de trabalhadores ligados à construção civil e movimentando indiretamente mais de Cr$ 2 bilhões por mês somente na Grande Vitória.
Para o futuro as perspectivas são ainda melhores, porque o presidente do BNH, José Lopes de Oliveira, um capixaba nascido em Vitória, se empenhou pessoalmente e implantou uma Agência do órgão na cidade.
Com total autonomia, ela terá condições de dinamizar o setor e melhorar o atendimento a empresários e mutuários.
BNH já financiou 65.018 unidades no Espírito Santo
O Banco Nacional de Habitação - BNH - registrou, até registro, até a existência de 65.018 contratos para construção de novas moradias na área de interesse social, beneficiando, em sua maior parte, as pessoas de baixa renda, com rendas que variam de um a cinco salários mínimos - cerca de Cr$ 40 mil.
Depois da criação da Agência do BNH no Espírito Santo ela funciona no 11o andar do Edificio Jusmar, no centro de Vitória essas operações tornaram-se mais rápidas, com agilização do processo, devido à presença de um representante direto do Sistema Financeiro da Habitação no Estado. E tudo indica que o volume de atendimento às necessidades locais será ainda maior no futuro.
O raciocínio se justifica porque apenas no periodo de 19 meses - de março de 1979, quando o atual presidente do BNH, José Lopes de Oliveira, um capixaba nascido em Vitória e que fez carreira o Banco do Brasil - até dezembro de 1980, foram contratadas 23.765 unidades, ou seja, mais de um terço do total contratado desde a criação do banco, em 1964.