Vai ter Coringa 3? Entenda a cena final com Joaquim Phoenix em Delírio a Dois.
Todd Phillips foi cauteloso ao afirmar que não estava planejando um terceiro capítulo para a história de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), e o próppróprio ator também declinou um possível retorno ao universo do personagem. A cena de encerramento de Delírio a Dois, no entanto, deixa uma ponta solta para provocar os fãs.
A continuação do filme de 2019 começa exatamente do ponto em que o primeiro parou. Arthur Fleck está preso e aguarda seu julgamento por ter matado quatro pessoas, uma delas em rede nacional. Ele conhece seu par romântico Harleen Quinzel (Lady Gaga), apelidada carinhosamente de Lee. Os dois vivem um amor com altos e baixos.
As canções ajudam o telespectador a entrar na cabeça de Fleck quando está incorporando o Coringa, que encanta tanto os fãs que clamam por sua liberdade. No entanto, depois de ser devidamente julgado e retornar para a cadeia após uma tentativa de fuga, o vilão é surpreendido por um detento que chegou a demonstrar apoio por ele -interpretado por Connor Storrie.
O personagem, até então um figurante, pede para contar uma piada para Arthur Fleck quando ele está triste e conformado com seu destino. Visivelmente alterado, o rapaz surpreende Fleck com várias facadas em sua barriga ao concluir a charada. O telespectador então é transportado para uma sequência musical em que o Coringa diz para Harleen que desejaria um filho para levar adiante seu legado.
A cena final de Coringa: Delírio a Dois, coloca um fim definitivo no vilão interpretado por Joaquin Phoenix. A câmera foca no olhar petrificado de Arthur Fleck morto, enquanto seu assassino solta gargalhadas no plano de fundo, bem ao estilo de Coringa. O desfecho abre a possibilidade de a "sombra" do antagonista ter deixado Fleck e assumido um outro corpo.
Em entrevista ao Deadline no lançamento de Delírio a Dois, Joaquin Phoenix disse que estava velho demais para passar por mais uma transformação física para o Coringa. O ator, que aparece muito magro em cena, precisou seguir uma dieta rigorosa para perder peso e passar toda a dramaticidade que o personagem exige.
"Eu não vou falar dos específicos da minha dieta, mas desta vez foi mais complicado do que na última, também porque eu estava fazendo ensaios de dança ao mesmo tempo em que tinha de emagrecer bastante. Tenho 49 anos, então provavelmente não deveria fazer isso de novo. Acho que já passou o tempo para mim", comentou ele.
Já o diretor de Coringa (2019) e Delírio a Dois argumentou que a história do vilão de Batman não precisaria de um terceiro filme. Phillips pontuou que estava satisfeito com o resultado e que conseguiu entregar todo o arco de Arthur Fleck nas duas produções. "Para mim, a história de Arthur foi contada com estes filmes. E, sobre continuar no espaço dos super-heróis, acredito que não. Tudo o que eu faço é ditado pela oportunidade de trabalhar com atores que amo, então não posso dizer 'nunca'.