A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, foi anunciada na segunda-feira como vencedora do Prêmio Václav Havel de Direitos Humanos, concedido pelo Conselho da Europa.
Machado, de 56 anos, se torna a primeira latino-americana a ser agraciada com esse prestigiado reconhecimento, que destaca ações em defesa dos direitos humanos.
Machado, que atualmente vive escondida na Venezuela devido à perseguição política, dedicou o prêmio “a todos aqueles que hoje lutam pela liberdade na Venezuela”.
Durante a cerimônia realizada em Estrasburgo, o prêmio foi recebido por sua filha, Ana Corina Sosa Machado, em seu nome.
A figura de oposição ganhou relevância especialmente após as eleições presidenciais de julho, quando a oposição declarou vitória com Edmundo González Urrutia, que mais tarde buscou exílio na Espanha após divergências com o governo de Nicolás Maduro, que foi proclamado vencedor.
Maduro declarou recentemente que Machado estaria se preparando para deixar o país, mas ela reafirmou sua decisão de permanecer na Venezuela.
Acesse o site:
uai.com.br
em.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
instagram.com/estadodeminas
twitter.com/portalUai
twitter.com/em_com
#Venezuela
#Nicolas Maduro
#DireitosHumanos
#EdmundoGonzález