Qual a Diferença entre Mutante e Inumano?
Nos quadrinhos da Marvel temos diversas raças que diferem do humano comum. Com isso, surgem pessoas com uma série de habilidades especiais, capazes de fazerem grandes maravilhas nas histórias deste universo. No meio disso tudo temos duas espécies que são até que bastante parecidas: os mutantes e os inumanos. Mas, afinal, qual a diferença entre as duas?
Basicamente as principais diferenças entre os mutantes e os inumanos está no seu DNA, na maneira que seus poderes se manifestam e na forma que cada espécie de organiza. Vamos falar de cada um desses casos!
Um DNA diferente
Os mutantes são da raça Homo sapiens superior, pessoas que nasceram com o Gene X, que foram criados através do aprimoramento genético causado pelos Celestiais nos humanos primitivos, algo que costuma ser chamado apenas de seleção natural.
Eles são, portanto, diferentes dos Homo sapiens, os humanos comuns — até mesmo aqueles dotados de poderes, como Doutor Estranho e Homem-Aranha — já que desde o seu nascimento eles já possuem uma característica em seu DNA que os difere.
Como vimos nos quadrinhos dos X-Men, nem todo mundo que possui o Gene X é dotado de super poderes incríveis. Aliás, isso é proporcionalmente incomum. A maioria dos Homo Sapiens Superior pode ter apenas alguma alteração física ou deformidade.
Já os Inumanos são da raça Inhomo Supremis ou Homo sapiens inhumanus, foram criados através da experimentação Kree que buscavam evoluir os humanos primitivos da Terra para que eles pudessem ser utilizados como super soldados na guerra contra os Skrulls.
O desenvolvimento dos seus poderes
Ainda que alguns mutantes já sejam diferentes desde o seu nascimento — o que normalmente resulta no abandono das crianças ou em perseguições de grupos extremistas ainda na infância — a maioria dos mutantes só desenvolve seus poderes (e ativa o Gene X) após uma situação traumática ou durante a puberdade.
Jean Grey, por exemplo, já era uma Homo sapiens superior desde o seu nascimento. Contudo, seus dons mutantes só foram ativados após testemunhar o atropelamento e a morte da sua melhor amiga. Kitty Pryde, por outro lado, desenvolveu seus poderes mutantes durante a puberdade. Enquanto isso, Noturno já possuía suas alterações físicas — três dedos em cada mão, rabo e pelo azulado — desde o nascimento, o que fez com que ele fosse abandonado.
Já os Inumanos precisam passar através da névoa de terrígeno, um processo conhecido como a cerimônia sagrada de Terrigênese, para conquistar seus poderes e descobrir qual será sua função na sociedade inumana. Assim, os inumanos são expostos à névoa que é capaz de despertar os poderes e características superiores que estavam codificadas no DNA deles.
Sociedades extremamente diferentes
A sociedade Inumana é extremamente diferente da sociedade humana (e mutante).