Na manhã da última terça-feira (18), dois terremotos foram registrados na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro (MG), e foram sentidos na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Os tremores ocorreram às 10h08 e 10h19, com magnitudes de 4 e 3,2 na escala Richter, respectivamente.
Frutal está localizada cerca de 100 km do epicentro dos tremores, de acordo com a Defesa Civil de São Paulo. O abalo foi percebido em alguns prédios e uma escola na região de São José do Rio Preto. Especialistas explicaram que os terremotos foram "um pouco acima do normal", suficientes para serem notados pelos moradores, mas ainda assim de baixa magnitude.
Os abalos sísmicos foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP. Este centro informou que já foram registrados 22 pequenos tremores na região de Frutal desde abril de 2023, sendo o ocorrido na terça-feira (18), de magnitude 4.0, o maior deles. A maioria desses tremores tem causas naturais, resultantes de grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre.