Ministro de Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, manda o recado a Putin em uma reunião da OTAN marcada por vários investimentos em defesa
Neste vídeo, vemos o secretário de defesa do Reino Unido, Grant Shapps, falando o seguinte:
Na OTAN, e esta semana, encontrei-me com dezenas de aliados e parceiros que agradeceram ao Reino Unido pela nossa liderança, desde a OTAN até à Ucrânia e ao Mar Vermelho.
A força das nossas Forças Armadas dá ao Reino Unido a capacidade inabalável de avançar quando os nossos aliados precisam de nós.
À medida que a invasão da Ucrânia por Putin entra no seu terceiro ano, a escala do seu erro tornou-se clara. Putin subestimou enormemente a nossa determinação e a OTAN expandiu-se. Slava Ukraini. Grant Shapps encerrou sua fala.
A reunião de ministros de defesa da OTAN aconteceu no último dia 15 de fevereiro, onde a Ucrânia esteve no topo da agenda. Foi nesta reunião que a OTAN anunciou 1 milhão de drones para a Ucrânia já em 2024, e todos os países estão investindo 2% do PIB em defesa para fortalecer a aliança, depois de o ex-presidente e pré-candidato presidencial dos Estados Unidos, Donald Trump, ter alertado que não defenderia outros membros da OTAN se estes não conseguissem cumprir as metas de gastos.
O ex-presidente disse que encorajaria Putin a fazer “o que quer que diabos eles queiram” a qualquer país membro da OTAN que não cumpra as diretrizes de gastos com defesa."