Na entrevista de Vladimir Putin desta quarta-feira, dia 8 de Fevereiro, ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, um dos pontos que está causando mais controvérsia na Europa foi quando Putin disse que “Hitler foi forçado pelos poloneses” a atacar.
Segundo Putin, os poloneses não apenas colaboraram com Hitler, mas também foram os culpados pelo início da Segunda Guerra Mundial ao “forçarem” o ataque nazista por não estarem dispostos a “negociar”.
Putin usou isso como uma das justificativas para o seu ataque à Ucrânia, ou seja, basicamente ele disse que, “assim como Hitler”, ele também foi obrigado a atacar um país soberano porque esse país soberano se recusou a “negociar a cessão de territórios”.
Vale lembrar um "detalhe histórico" que Putin convenientemente ignorou e que está relacionado com a Polônia: Stalin também invadiu a Polônia! A invasão soviética se realizou no âmbito do Tratado Molotov-Ribbentrop assinado entre a Alemanha nazista e a Rússia soviética, através do qual Hitler deu carta branca para Stalin anexar os Países Bálticos, partes da Romênia e para atacar a Finlândia, desde que também atacasse a Polônia em setembro de 1939, com Stalin seguindo à risca o plano combinado com Hitler.