Somente em Betim e Contagem, cavidades localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros informou que recebeu 120 chamados devido às chuvas entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Segundo o órgão, “apesar da redução do volume hídrico nos últimos dias, a população deve ficar em alerta, pois a previsão para o período é de mais chuva, com a possibilidade também de quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra”.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
“Considerando o contexto, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta para a população com dicas de segurança para que as comunidades adotem um comportamento seguro neste período”.
Confira algumas dicas:
-Confira a previsão de tempo;
20 cm de nível de água já podem atingir a maioria dos escapamentos dos veículos e, assim, ocasionar o desligamento do motor;
Não pare o carro próximo a postes ou árvores;
Evite locais baixos, nunca enfrente áreas inundadas e conheça os pontos de alagamento de sua região para ter rotas alternativas em mente;
Dirija devagar e fique longe dos veículos à frente;
Ao atravessar pontos de alagamento, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Evite a troca de marchas durante as travessias para que não haja entrada de água no sistema do veículo e um desligamento dele;
Se o seu veículo desligou ou perdeu a tração dentro de uma área de alagamento e não é possível abandoná-lo com segurança, mantenha a calma, ligue 193, solicite socorro e informe a sua localização exata.
Imagens: CBMG
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/