As equipes da Fórmula 1 serão mesmo obrigadas a, no mínimo, três paradas para trocar pneus durante as 57 voltas previstas para o GP do Catar deste domingo (8). Após avaliação da Pirelli, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) determinou um limite máximo de 18 voltas em cada stint realizado no circuito de Lusail. Quem descumprir a medida será desclassificado da prova.
O sinal de alerta com o desgaste perigoso da borracha foi dado após a sessão de treino livre de sexta-feira, até então a única do final de semana por conta da programação da corrida sprint no sábado. Constatou-se uma separação da superfície da camada lateral do pneu da carcaça, o que, segundo comunicado oficial emitido pela entidade no sábado, “um número significativo de voltas adicionais com estes compostos poderia resultar em danos circunferenciais dos pneus, com subsequente perda de ar”.
A entidade afirmou ainda que qualquer piloto que exceder a obrigatoriedade de 18 voltas por stint será desclassificado por rodar em condições inseguras.