O procurador-geral da República Augusto Aras, que está no fim do mandato, disse, em sua última sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quinta-feira (21/9), que os últimos anos de sua gestão foram marcados por 'desafios', 'falsas narrativas' e 'incompreensões'. "Os desafios dos últimos quatro anos foram adicionalmente cercados por algumas incompreensões de falsas narrativas, dissonantes com o trabalho realizado, documentado e publicizado", declarou.
Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/09/18/interna_politica,1563329/cpmi-adia-oitiva-de-braga-netto-e-vai-ouvir-ex-assessor-de-bolsonaro.shtml
Aras ocupa o posto desde setembro de 2019, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma ala do PT chegou a defender nos bastidores a sua recondução, argumentando que ele tinha bom trânsito no mundo político e por causa de sua atuação que acabou minando a Operação Lava Jato.
Por outro lado, há também uma forte resistência no governo ao seu nome, por causa de suas decisões durante o governo Bolsonaro. Nos últimos meses, o procurador-geral vem buscando se afastar de seu alinhamento ao ex-presidente e de suas omissões na gestão passada.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, Lula avalia indicar o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para o comando da PGR. Ele tem ganhado força por ter o apoio nos bastidores dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
Lula já deixou claro a aliados que não quer desagradar aos dois magistrados, que se consolidaram como os principais interlocutores do governo no Supremo. No entanto o presidente também tem avaliado até que ponto seria adequado ampliar ainda mais os poderes de Moraes e Gilmar, que se articulam para emplacar pessoas próximas em outros postos importantes do Judiciário.
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: / @portaluai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas
#aras #stf #mpf #política