Protestos contra o marco temporal das terras índigenas em BH

Estado de Minas 2023-06-18

Views 6

A tramitação no Senado Federal do projeto de lei 490/2007, que determina o marco temporal para a demarcação de terras indígenas em todo o país, foi um dos temas discutidos na manhã deste domingo (18/6), durante manifestação na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O texto, já aprovado na Câmara dos Deputados, restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já ocupadas pelos povos até 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal.

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/06/18/interna_gerais,1508891/manifestacao-contra-o-marco-temporal-ocupa-praca-da-liberdade.shtml

O ato a favor dos povos indígenas e do clima e contra o marco temporal reuniu milhares de pessoas em um dos cartões postais da cidade. Em seu discurso, o cacique Arapuanã, do povo Xucurú Cariri, afirmou que o projeto de lei é um retrocesso em relação às leis e lutas dos povos originários.

“A aprovação desse PL é um genócídio, um retrocesso, não só para nós, do Cariri, não só para nós, Pataxó, mas para todos os povos originários desse Brasil. É o Pedro Álvares Cabral de gravata hoje. Não ao marco temporal; demarcação já! Para que a gente tenha educação e saúde para nossas crianças preservarem nosso futuro”, disse.

Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE:

/ @portaluai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas
Twitter - https://twitter.com/em_com
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas

#BeloHorizonte #MinasGerais #MarcoTemporal #terrasíndigenas

Share This Video


Download

  
Report form