A deputada federal Júlia Zanatta, eleita pelo PL de Santa Catarina, tem sido alvo de pedidos de prisão e cassação de seu mandato nas redes sociais.
O motivo é a publicação de uma foto na qual ela aparece com uma carabina, vestindo uma camiseta com o desenho de uma mão com quatro dedos alvejada por tiros.
No texto que acompanha a imagem, ela faz referência direta ao presidente Lula, e o critica. "Nesse desgoverno do PT, temos que lutar para garantir o que já está na lei. E impedir retrocessos", escreveu no post.
Nas redes sociais, políticos acusam Júlia de incentivar a violência contra o presidente Lula. A deputada e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, classificou a imagem como "comportamento nazista" e disse que o partido "estuda medidas".
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que levará o caso ao Conselho de Ética da Câmara.
Já o deputado Ivan Valente, do PSOL, disse ter entrado com notícia-crime no STF contra a parlamentar. Na web, internautas pediram a prisão e a cassação do mandato da deputada.
Para se defender, Júlia Zanatta publicou um vídeo no qual diz que não se referia a Lula na legenda da imagem. Segundo ela, a arma serviu para "ilustrar" a questão que abordava em sua postagem: um suposto retrocesso causado pela lei do desarmamento.
Júlia Zanatta foi a sexta deputada federal mais votada de Santa Catarina e se elegeu, principalmente, a partir da pauta armamentista.
Acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo no Terra ▸ https://www.terra.com.br
-------------
Siga o Terra nas redes sociais
Facebook▸ https://www.facebook.com/terrabrasil
Instagram ▸ http://instagram.com/terrabrasil
Twitter ▸ https://twitter.com/terra
TikTok ▸ https://www.tiktok.com/@terrabrasil
Pinterest ▸ https://br.pinterest.com/terrabrasil