Os quatro jatos MiG-29 Fulcrum foram entregues à Força Aérea Ucraniana.
Os primeiros quatro dos 13 caças MiG-29 aposentados do serviço ativo pela Força Aérea Eslovaca foram transferidos para a Ucrânia em 23 de março de 2023.
As aeronaves foram transportadas da Base Aérea de Sliač por pilotos da Força Aérea Ucraniana que chegaram à Eslováquia para buscá-los junto com os mecânicos, que faziam a manutenção dos jatos antes da partida.
O primeiro-ministro eslovaco Eduard Heger anunciou em 17 de março de 2023 que o governo da Eslováquia aprovou a transferência de 13 caças MiG-29 para a Ucrânia.
Não está claro quantas aeronaves serão eventualmente entregues, considerando que menos de uma dúzia estava em condições de voar quando o tipo foi aposentado em agosto do ano passado: muito provavelmente pelo menos um par de fuselagens serão entregues junto com a aeronave em condições de voo para ser canibalizada para peças de reposição.
De qualquer forma, de acordo com os meios de comunicação eslovacos, os jatos restantes provavelmente serão entregues à Ucrânia por via terrestre .
Curiosamente, todas as marcações e insígnias nacionais foram apagadas.