O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta segunda (6/2) que o governo federal tem permitido a fuga de garimpeiros ilegais do território yanomami, sem efetuar prisões, para evitar que o uso da força "sem planejamento" piorasse a situação conflituosa entre os criminosos e os indígenas.
Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/02/06/interna_politica,1453850/dino-sobre-fuga-de-garimpeiros-investigacao-encontrara-responsaveis.shtml
Segundo o ministro, cerca de 15 mil garimpeiros ilegais estavam na terra indígena no início do ano - número maior do que o governo federal consegue empregar no local. A situação é ainda considerada complexa por causa da proximidade dos criminosos com a população yanomami.
"Esse fluxo de saída está ocorrendo na casa dos milhares, há um monitoramento. A nossa previsão é de que esse fluxo aumente nos próximos dias, que mais pessoas saiam ainda, e nós estamos na expectativa de que, quando do início das operações policiais coercitivas, 80% desse contingente de 15 mil pessoas tenha saído do território yanomami", disse Dino a jornalistas.
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ https://www.instagram.com/superesportesmg/
Twitter - https://twitter.com/em_com/ https://twitter.com/SuperesportesMG
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas / https://www.facebook.com/SuperesportesMG
#dino #yanomami #garimpeiros