Marcelo Gargaglione (Rio de Janeiro, 1968) é cantor, compositor, produtor e pedagogo. Possui também MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela instituição italiana Enaip Sardegna. No dia 25 de junho de 2019, Marcelo Gargaglione iniciou o projeto de gravação do álbum solo "indagações revisitadas volume 1", com regravações de suas músicas elaboradas em parceria com Luis Maffei na primeira fase do trabalho dos compositores, entre 1995 e 1997.
O projeto resultou na gravação de três vídeos (inseridos num DVD bônus) e 9 canções apresentadas no CD, com os arranjos e a produção artística do percussionista Marcos Suzano, grande músico que participou de projetos notáveis com artistas como Sting, Joan Baez, Ryuichi Sakamoto, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento, Ivan Lins, Zizi Possi, Gal Costa, entre inúmeros outros, Mauricio Negão, extraordinário guitarrista, membro da banda de Ney Matogrosso, que também foi o responsável pela produção artística do projeto e o desenvolvimento dos arranjos, e o talentoso violonista André Pinto Siqueira, que tem trabalhos realizados com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e artistas como Danilo Caymmi e Leila Pinheiro. André Siqueira também contribuiu com a elaboração dos arranjos. O álbum "marcelo gargaglione indagações revisitadas volume 1" (incluindo os 3 vídeos do DVD bônus) foi lançado em 12 de abril de 2020, nas redes sociais e plataformas digitais.
O DVD bônus desse projeto contou com a participação da cantora lírica brasileira radicada na França, Rany Boechat (The Voice France), numa das versões da canção "Essas águas mais puras", que teve ainda as presenças de dois grandes músicos, Ricardo Calafate (arranjo, violão e guitarra), e Augusto Mattoso (baixo acústico).
Em 2022, com o apoio institucional do COMITES – Comitati degli italiani all’estero (RJ e ES), Marcelo Gargaglione lançou o segundo álbum do projeto “indagações revisitadas”, com algumas regravações e canções inéditas, incluindo também um DVD bônus. E novamente contou com as participações e arranjos dos grandes músicos Marcos Suzano e Mauricio Negão, que também atuaram como produtores artísticos. O álbum, com características conceituais, estabelece uma série de reflexões, através de referências filosóficas e artísticas. Ainda em 2022, Marcelo Gargaglione lançou a canção “Ponteiros”, em duas versões (voz e violão e voz e piano), elaborada inicialmente em 2001 com Luis Maffei, e finalizada com o músico, arranjador e compositor Ricardo Calafate. A segunda versão, com piano e voz, teve a participação do pianista Fernando Leitzke.
No segundo semestre de 2022, ocorreu o lançamento dos videoclipes oficiais de “Um homem, uma mulher, uma noite distópica”, canção de abertura do segundo álbum solo de Gargaglione, “indagações revisitadas volume 2” e de “Ponteiros”, versão voz e piano.