Caratinga ganha lixeiras subterrâneas. Projeto está em fase de testes para possível ampliação
A Praça Dom Pedro ll, centro de Caratinga, é um dos pontos mais movimentados da cidade e recebe a circulação de milhares de pessoas todos os dias. Quem passou pelo local durante a manhã desta quarta-feira observou as novas lixeiras subterrâneas que estão sendo implantadas. Conforme o secretário municipal, José Carlos, o projeto está em fase de testes pela Secretária Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
O equipamento é de última geração e garante tecnologia, preservação do meio ambiente e qualidade de vida os moradores. As lixeiras são de aço inox e com pouco mais de um metro de altura. Existe, ainda, um fundo falso para a ligação com o contêiner posicionado na estrutura subterrânea.
O primeiro ecoponto está sendo doado pela empresa Rio Novo, que realiza a coleta de lixo em Caratinga. Conforme José Carlos, se o aprovado o projeto, a expectativa é de parcerias para novos investimentos.
O projeto está sendo implantadas pela empresa Form Ambiental, de Uberlândia-MG. O gerente operacional explica que diversas cidades brasileiras aderiram às lixeiras subterrâneas.
A contribuição da população é muito importante para o êxito da proposta. A prefeitura conta a com a colaboração de toda a sociedade no sentido de preservar a tecnologia.