O fogo que atinge o Pantanal, bioma localizado entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, já consumiu quase 2,5 milhões de hectares de floresta. A área representa mais de 10 vezes as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro juntas. Os dados são do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama).
O rastro de destruição não atinge só a vegetação, mas todo o ecossistema que sobrevive dele. Imagens de animais mortos e feridos, de comunidades tradicionais deixando seus lares e comerciantes tentando ajudar no controle das chamas, têm circulado e comovido a internet. A #AjudaPantanal foi lançada para colocar o assunto e destaque e chamar a atenção do poder público para o problema.
Mas esse não foi o único acontecimento ligado ao meio ambiente que ganhou espaço na mídia nos últimos dias...
O ator americano Leonardo DiCaprio publicou um vídeo no Twitter criticando a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no controle das queimadas na Amazônia.
O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles não gostou do que leu e enquadrou o ator, convidando-o para participar de um projeto de arrecadação de fundos para a preservação do bioma. A história deu o que falar...
Confira no vídeo um resumo dos acontecimentos que colocaram a pauta ambiental em discussão!
VEJA +:
Thread do twitter: um resumo das notícias sobre as queimadas no Pantanal
https://twitter.com/catracalivre/status/1304121929075433473
Pantanal em chamas: saiba como ajudar ONGs que resgatam animais
https://catracalivre.com.br/cidadania/pantanal-em-chamas-saiba-como-ajudar-ongs-que-resgatam-animais/