"Na fila do SUS" é uma websérie em formato original com seis episódios em sua primeira temporada, e no terceiro episódio tem como tema o combate a pandemia nas favelas do Rio de Janeiro. A Covid-19 chegou nas favelas do Rio de Janeiro, e encontrou o serviço de saúde pública em colapso.
Apenas este ano a prefeitura demitiu cerca de 5 mil trabalhadores da saúde, e o desmonte promovido pelo prefeito Marcelo Crivella, preparou o cenário de caos. Na base do “Nós Por Nós” as favelas deram e dão uma lição ao país de solidariedade e autogestão.
A exibição de todos os episódios, acontece exclusivamente pela plataforma online Bombozila - responsável pela produção da série, e que disponibiliza gratuitamente mais de 500 documentários de quinze países sobre lutas sociais. Gravada desde o ano passado, a produção independente “Na fila do Sus” lançada agora em formato websérie, foi produzida por meio de financiamento coletivo que ainda segue aberto e conta com apoio do sindicato dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais de saúde da linha de frente em todo Brasil.
A websérie é dirigida pela profissional e pesquisadora em Saúde Pública Ellen Francisco e produzida pela Bombozila, retratando os ataques ao SUS em diferentes perspectivas e locais, além do impacto da atual pandemia de Covid-19 sobre essas populações diretamente impactadas.