O ministro da Secretaria Geral da Presidência, general Santos Cruz, recebeu uma série de ataques nas redes sociais por parte do escritor Olavo de Carvalho e seus discípulos. Os desentendimentos tiveram início por conta de uma entrevista concedida há um mês à Jovem Pan, na qual o ministro Santos Cruz disse ser a favor do uso “disciplinado” das redes sociais. Pinçada por olavetes, a frase foi replicada nas redes sociais com a tag #ForaSantosCruz.
A declaração do ministro foi alvo do próprio Jair Bolsonaro, que disse em um tweet que quem defendesse o controle das redes devia fazer “um estágio na Coreia do Norte ou Cuba”. Em conversa com Bolsonaro, Santos Cruz assumiu o erro, mas disse ser alvo de um ataque coordenado que incluiu os filhos do presidente e o chefe da Secretaria de Comunicação, Fábio Wajngarten.
De acordo com o jornalista Gilberto Dimenstein, uma das razões da briga interna no Governo é a de que o ministro Santos Cruz não está liberando a verba que eles gostariam para sites alternativos. "São os sites de extrema direita, alinhados com o Bolsonaro e que propagam fake news". Assista ao vídeo: