GP DA ESPANHA PODE DEFINIR A F1 2021 E PROVAR QUEM TEM MELHOR CARRO | GP às 10
Depois do 2 x 1 imposto pela Mercedes em cima da Red Bull em Portugal, a Fórmula 1 faz uma viagem curta à Espanha, para a quarta etapa da temporada 2021 e uma nova rodada no embate entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. E a corrida será disputada em um dos circuitos mais conhecidos de equipes e pilotos, já que habitualmente também recebe os testes de pré-temporada – a exceção foi neste ano, quando o Mundial conduziu as atividades no Bahrein, em função ainda da pandemia da Covid-19. De qualquer jeito, a pista espanhola tem tudo para apresentar a realidade entre as duas protagonistas do ano, apesar das mudanças nos carros e no próprio layout do traçado.
Os organizadores decidiram alterar a curva 10. O resultado é uma curva para esquerda mais larga do que a versão anterior, o que permitiu uma maior área de escape e encurtará a zona de frenagem, com maior velocidade de entrada de curva. A volta agora também está 20 metros mais longa. Ainda assim, o circuito catalão junta características interessantes e tem uma longa reta, curvas de alta e baixa velocidade, o que será um grande teste para os novos carros da F1.
Só que Barcelona é conhecida por ser uma pista onde é difícil ultrapassar na maior parte da volta, embora a longa reta possa dar uma vantagem de potência e DRS para ajudar a alinhar um movimento de ultrapassagem. Tudo isso torna a posição de classificação e a estratégia de corrida particularmente importantes para ganhar uma posição na pista. A Pirelli vai levar novamente os compostos mais duros da gama.
Portanto, as condições parecem parelhas para Mercedes e Red Bull. Neste momento, Hamilton lidera o campeonato com oito pontos de vantagem para Verstappen e tem uma vitória a mais. E a Espanha tem tudo para acirrar essa briga. Esse é o assunto do GP às 10.