O primeiro dia de trabalhos de pista da Fórmula 1 para o GP de Portugal teve a Mercedes como protagonista. Se pela manhã Valtteri Bottas foi o mais rápido, Lewis Hamilton comandou a tabela de tempos na tarde desta sexta-feira (30) em Portimão. Ao registrar sua melhor volta em 1min19s837, com pneus macios, o heptacampeão confirmou a liderança do segundo treino livre da terceira etapa da temporada 2021. Nas duas sessões, o mesmo piloto terminou em segundo: Max Verstappen, da Red Bull.
Aproveite e obtenha um teste gratuito de 7 dias na F1 TV Pro: https://formula1.app.link/hGZvtS8mWeb
A margem do líder para o holandês foi ligeiramente maior no TL2 em relação à sessão da manhã: Max foi 0s143 mais lento que Hamilton, enquanto no treino livre 1 o dono do carro #33 teve sua melhor volta somente 0s025 atrás do tempo de Valtteri Bottas. No combinado dos tempos do dia, o finlandês terminou a sexta-feira como o mais rápido com o tempo de 1min19s648.
Bottas foi o terceiro da sessão da tarde em Portimão, sendo seguido pela Ferrari de Carlos Sainz, em uma ótima quarta posição. Destaque também para a Alpine, que colocou seus dois pilotos em boa posição na tabela de tempos. Fernando Alonso, no seu melhor treino livre desde que regressou à F1, foi o quinto colocado, ligeiramente mais rápido que Esteban Ocon, sexto.
Charles Leclerc, também com a Ferrari, foi o sétimo, à frente da McLaren de Daniel Ricciardo. Lance Stroll, da Aston Martin, e Sergio Pérez, com a Red Bull, fecharam a relação dos dez primeiros colocados. Além deles, Pierre Gasly, com a AlphaTauri, e Lando Norris, com a McLaren, P11 e P12, respectivamente, também andaram no mesmo segundo do líder. Já Sebastian Vettel registrou apenas o 15º melhor tempo da tarde.