Os coronavírus (CoV) são uma família de vírus que podem afetar humanos e animais com infecções respiratórias.Recebem esse nome pela forma de coroa que podem ganhar em seus picos, o que só dá para notar através de uma análise microscópica.
A principal forma de propagação desse vírus, se dá através de partículas da boca e do nariz que os infectados soltam quando tossem ou exalam. Essas gotas podem ser inaladas diretamente por outras pessoas ou ficarem espalhadas em objetos, o que se converte em um alto risco de contágio para os que acabarem entrando em contato e depois levando a mão aos olhos, nariz ou boca.
As pessoas mais expostas a sofrer complicações do COVID-19 são as crianças pequenas, os idosos e as pessoas que tiveram doenças que possam ter baixado sua imunidade.
Entre os síntomas mais frequentes que alertam um possível contágio de COVID-19 estão: a tosse, o aumento da temperatura corporal (febre), secreção nasal e dificuldades para respirar.
As principais recomendações para evitar a difusão e o contágio do COVID-19 são lavar as mãos constantemente, usar géis desinfetantes, evitar o contato das mãos nos olhos, nariz e boca. Além disso, é recomendável não estar em lugares onde muitas pessoas fiquem aglomeradas. E, claro, avisar de maneira oportuna, preferivelmente via telefone, às autoridades médicas correspondentes se perceber alguns dos sintomas