João Villaverde, Jornalista e autor do livro-reportagem Perigosas Pedaladas, explica para o apresentador Luis Nassif o por quê e como manobras fiscais ajudaram na concretização do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Mais sobre o entrevistado - Jornalista e autor do livro-reportagem Perigosas Pedaladas – Os bastidores da crise que abalou o Brasil e levou ao fim o governo Dilma Rousseff (Geração Editorial, 2016).
Especializado em macroeconomia do desenvolvimento, João passou os últimos 11 anos em redações de jornais (Valor Econômico e Estadão), dos quais seis em Brasília. Venceu por dois anos consecutivos (2014 e 2015) o Prêmio de Melhor Reportagem oferecido pelo jornal O Estado de S. Paulo e foi finalista do Grande Prêmio Esso de Jornalismo. Possui graduação em Jornalismo pela PUC-SP e atualmente é mestrando em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Foi pesquisador-visitante na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA).
Sobre livro: traz à tona novos documentos e revelações dos bastidores da política em Brasília, esclarecendo os famosos repasses de dinheiro público em atraso para bancos controlados pelo governo. Ele explica, ainda, os fatos que ocasionaram o impeachment de Dilma, como começaram, como a equipe econômica manipulou as contas públicas e como as outras áreas do governo foram reagindo enquanto tudo ainda era segredo.
O autor também mostra as investigações do processo e as operações que aconteceram durante o primeiro mandato de Dilma, incluindo encontros secretos entre ministros do governo, antes do assunto vir a tona, além de analisar outros pontos da proporção que a crise fiscal tomou e o que isso causou na democracia do país.