ENQUANTO O EXÉRCITO GASTA R$6,5 MI EM CAMARÃO E CAVIAR, TEMER CORTA R$4 BI DA EDUCAÇÃO

NOCAUTE 2018-07-31

Views 0

O Brasil, em matéria de investimentos por aluno e por ano, investe em educação cerca de um terço do esforço que é feito nos Estados Unidos ou em um país europeu. A falta de recursos faz com que mais da metade das escolas brasileiras não tenham o mínimo necessário para funcionarem.

[Transcrição]

Um dos traços mais importantes de um governo progressista é a importância que ele dá para a área da educação.

O Governo Federal acabou de realizar mais de uma das suas proezas, cortou uma emenda, uma disponibilidade de recursos no orçamento da união, de cerca de 4 bilhões de reais, dinheiro que deveria ser destinados à educação e principalmente a educação básica.

Decidiu-se capar esse recurso para compra de corvetas para a Marinha e para o pagamento da dívida pública - que, em geral, vai para os bancos brasileiros.

O Brasil padece de problemas crônicos em relação a investimentos na área da educação. Praticamente todos os países que avançam no mundo, e avançam do ponto de vista econômico e social, fazem esses avanços exatamente porque realizam investimentos continuados em educação.

Para se ter uma ideia, o Brasil, em matéria de investimentos por aluno e por ano, investe em educação cerca de um terço do esforço que é feito, por exemplo, nos Estados Unidos ou em um país europeu.

É muito pouco.

Nós temos um déficit educacional onde precisaríamos investir muito mais, relacionado ao próprio PIB, do que esses países investem porque eles já fizeram o seu trabalho. O Brasil, há muito e muito tempo, deixa de fazer o que tem que fazer em matéria de educação.

Mais da metade das escolas brasileiras não dispõem do mínimo necessário para funcionarem. O que é esse mínimo? Água, esgoto, luz elétrica, sala de leitura ou biblioteca. Esse conjunto falta em mais da metade das escolas brasileiras.

Só neste ano, o orçamento da União, em matéria da educação, teve uma redução de 3,1 bilhões de reais. Na área do Programa Nacional do Livros Didáticos, por exemplo, foram cortados 544 milhões de reais.

Tudo isso caracteriza, exatamente, o perfil de um governo.

Um governo que acha que o país pode se desenvolver e sabe que só pode desenvolver a partir da educação, tem que investir mais e tem que investir melhor em educação.

O atual governo brasileiro corta recursos da educação, destina recursos que são da própria educação para a área militar, ou para a área de pagamento da dívida e Isso, ao meu modo de ver, caracteriza um governo que é contra os destinos melhores que o Brasil precisa ter.

Esse destino só pode ser melhor quando investirmos pesados em matéria de educação, principalmente em educação pública.

Share This Video


Download

  
Report form