Além de Aécio Neves, a mídia, o Judiciário e o Congresso Nacional são os responsáveis por esse quadro pavoroso que estamos vivendo no país.
[Transcrição]
Mudou o cenário da coluna e mudou, para pior, o cenário do país. Passada a borrasca, o locaute, greve dos transportes, Michel Temer e companhia estão mais esfarelados do que nunca. O país não tem mais governo, esse país não tem mais nada.
Agora, uma coisa curiosa: o golpe se completou, ou quase.
Primeiro destituíram, de maneira inconstitucional, a presidente legítima, Dilma Rousseff. Depois, trataram de impedir Lula, aí prenderam o Lula e vão tratar de impedir que ele dispute a eleição.
Isso é mais do que evidente.
Agora, enquanto isso tudo chamava a nossa atenção, mais a corrupção de Michel Temer e seus sequazes, enquanto acontecia tudo isso, a gente insistiu muitas vezes aqui na coluna que eles estavam desmantelando o país.
Vejam só, se você produz cada vez menos diesel, em real, e importa cada vez mais diesel, em dólar, no momento em que o real está desvalorizando, você está enchendo as burras de acionista, principalmente acionista estrangeiro, de lucro. E deixando o país à deriva. Completamente à deriva.
Esse era o verdadeiro projeto do golpe. Isso estava por trás do golpe: eliminar o Lula politicamente e arruinar a economia do país.
Agora vem uma conta salgada por aí, uma conta pesada. Quem vai pagar? Todos nós. Mas em que sentido? Michel Temer vai cortar Saúde Pública, Educação Pública, bolsa para estudantes pobres, projetos sociais.
Quer dizer, é o fim da destruição do país.
Quem é o responsável por trás de tudo? Michel Temer não tem voo para tanto. Sempre foi uma bactéria política, ética. Ele não tem voo para isso.
Por trás disso: Aécio Neves da Cunha. Playboy provinciano ressentido que nunca aceitou a derrota.
Por trás disso: os grandes meios de comunicação. Esse é um país dominado por cinco meios de comunicação que idiotizam a classe média. Por causa disso, a Suprema Corte teve um comportamento omisso, poltrão.
Quarto culpado disso: o Congresso. É a pior legislatura desde a volta da democracia.
Mudamos o cenário da coluna. Mudou o cenário nacional e eu já não me pergunto mais até quando vamos aguentar. Sabe por que? Porque eu acho que é por muito, muito tempo, muito.