Pode ser que você já tenha ouvido os scattings da Camille Bertault: de reinterpretações vocais dos solos de Coltrane aos do Hermeto Pascoal, a cantora encantou o mundo com a sua voz e a sua habilidade de harmonizar palavras em ritmo jazzístico. No programa dessa semana, Camille conta da sua trajetória, as suas referências brasileiras e a sua relação com o improviso. Pode dar o play!
Assista ao solo original do Coltrane na música Giant Steps que a Camille colocou letra. Vai ser um upgrade na sua experiência auditiva da primeira música do programa! Segue o link.
https://youtu.be/2kotK9FNEYU
Camille scating Hermeto Pascoal: https://youtu.be/gJ76xbFWY90
https://www.ficaadicapremium.com.br/
Sua escola de música na Internet!
Já conhece a nossa lojinha? Corre lá pra ver!
http://bit.ly/lojinhacafe
Faça parte do nosso Clube de Assinantes:
www.benfeitoria.com/umcafelaemcasa
Inscreva-se em nosso canal do YouTube:
www.youtube.com/umcafelaemcasa
Conheça nossa página no Facebook:
www.facebook.com/umcafelaemcasa
CAMILLE BERTAULT
Em 2015, a francesa Camille Bertault postou um vídeo em sua página no Facebook no qual fazia uma reinterpretação vocal, a partir de suas palavras e sons, do improviso de sax de John Coltrane em Giant Steps. Desde então, a parisiense acumulou em seu repertório dois álbuns, diversos outros vídeos de scattings, apresentações, workshops e parceiras ao redor do mundo e a irreverência de milhares de admiradores do seu talento e habilidade vocal.
Camille começou a aprender a tocar piano com o pai, pianista, aos três anos de idade. Ainda na infância, ela deu início aos estudos formais, começando pela música clássica. Camille treinou piano, dança e canto na Escola Francesa de Música e foi enquanto estudava Jazz Composição e Improvisação no Conservatório Musical de Paris, em 2010, que ela criou o duo Tipa.
Além de interpretar canções de outros autores, Camille também compõe e escreve letras em francês para clássicos do jazz. Seu primeiro álbum, “En Vie”, lançado 22 em abril de 2016 pelo selo nova-iorquino Sunnyside, reúne a escrita, arranjos e composições de Camille com o trabalho de nomes como Jimmy Rowles, Herbie Hancock e Duke Ellington.
NELSON FARIA
Um dos mais expressivos músicos brasileiros, Nelson Faria carrega em sua bagagem musical 12 CDs gravados, oito livros – sendo dois deles com edições nos EUA, Japão e Itália – um DVD com o grupo Nosso Trio e a vídeo-aula Toque de Mestre. Além disso, participa como músico, arranjador e/ou produtor em mais de 200 CDs de diversos artistas nacionais e internacionais. Também assina o modelo de guitarra Condor Nelson Faria Signature (JNF-1), desenvolvido pelo artista em parceria com a renomada fábrica de instrumentos.
Entre artistas com quem dividiu palcos e estúdios, destacam-se João Bosco, Cassia Eller, Gonzalo Rubalcaba, Ivan Lins, Till Broenner, Zélia Duncan, Ana Carolina, Milton Nascimento, Toninho Horta, Tim Maia, Leila Pinheiro, Nico Assumpção, Gilson Peranzzetta, Paulo Moura, Wagner Tiso, Edu Lobo, Fátima Guedes, Karolina Vucidolac, Josee Konning, Lisa Ono, Baby do Brasil, Pascoal Meirelles, Antonio Adolfo, Nivaldo Ornelas, Mauro Senise, Maurício Einhorn e muitos outros. Em sua carreira, ele acumula apresentações no Brasil e em mais de 30 países no mundo.
Atualmente, Nelson Faria também atua como professor na Universidade de Örebro, na Suécia, além de trabalhar ao lado das mais importantes bigbands da Europa e dos EUA como arranjador e solista convidado. Desde março de 2015, é também apresentador do programa "Um café lá em casa", veiculado na web.