Um vídeo da Estrada Nacional 17, na zona de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, tornou-se viral nas redes sociais pelos piores motivos. As imagens mostram a degradação extrema da via, que consegue ter mais buracos do que estrada.
O mau tempo agravou um cenário já preocupante, ou não fosse aquela a principal estrada nacional, que liga o interior de Portugal a Espanha. Com tráfego elevado, com camiões que transportam cargas de Espanha para as indústrias do distrito de Coimbra, a via assume grande relevância em termos económicos para a região.
Entretanto a Juventude Socialista (JS) de Oliveira do Hospital já reagiu ao vídeo, manifestando a sua "extrema preocupação com a situação da Estrada da Beira N17". A JS afirma que aquela via esteve "durante tempo demais, num estado de deterioração lamentável e potencialmente prejudicial para a região", mas já começou a ser alvo de obras.
Era suposto as obras estarem concluídas no final de 2017, mas "decorridos quase três meses do ano de 2018, e não obstante alguns trechos dos referidos 17 quilómetros estarem já concluídos, existem outros, dos quais se destaca a Recta da Salinha, que nos levam a crer que ainda teremos de continuar a falar da N17 durante muito mais tempo", refere a nota. "São cerca de 4 km que podem demorar 30 minutos a fazer, facilmente comparáveis a um verdadeiro caminho de cabras", acrescenta ainda a JS.