Donald Trump iniciou esta sexta-feira pelo Havai a viagem que o vai levar à maior digressão pela Ásia de um presidente dos Estados Unidos desde George H. W. Bush em 1991.
Reforçar a cooperação no leste asiático, em especial contra a ameaça nuclear da Coreia do Norte, é um dos objetivos americanos nesta viagem de 12 dias que o vai levar primeiro ao Japão, seguindo-se a Coreia do Sul, a China, o Vietname e, por fim, as Filipinas. O tema norte-coreano será recorrente à mesa das reuniões em que Trump irá participar.
Heightened tensions over North Korea and trade will define Trump’s tour of Asia https://t.co/ZXR8Wjx3aC pic.twitter.com/mPETyloNvB— Los Angeles Times (@latimes) 3 de novembro de 2017
À partida, a Casa Branca confirmou a extensão da viagem por mais um dia do que previsto, em Manila, devido à cimeira do Leste Asiático, à qual Trump tinha admitido faltar, o que lhe valeu algumas críticas internacionais.
Na capital das Filipinas, o presidente americano deverá aproveitar para manter algumas reuniões bilaterais, nomeadamente com Malcolm Turnbull e Narena Modi, respetivamente os chefes de Governo da Austrália e da Índia.
.POTUS listens to the Marine Band at PACOM Commander’s residence. pic.twitter.com/gB1ZoNzG13— Sarah Sanders (PressSec) 4 de novembro de 2017
Antes, ainda no Vietname, estará ainda em estudo um eventual encontro pessoal do líder norte-americano com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, à margem do fórum de cooperação económica Ásia-Pacífico.
No arranque desta digressão asiática, Trump aproveitou ainda para uma escala histórica: a primeira visita a este território americano ultramarino desde que tomou posse como presidente dos Estados Unidos.
.POTUS Donald J. Trump and FLOTUS Melania Trump present a wreath in honor of fallen service members at the USSArizona Memorial today. pic.twitter.com/HhvI2lG21z— U.S. Pacific Fleet (USPacificFleet) 4 de novembro de 2017
Acompanhado da mulher, Melania, o chefe da Casa Branca passou pelo memorial do ataque a Pearl Harbour e homenageou os soldados mortos no histórico ataque japonês àquela militar base norte-americana, que viria a precipitar a entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial e mais tarde o primeiro ataque nuclear da história.
Thank you for a warm welcome Hawaii! Aloha! pic.twitter.com/reAHw9ItNo— Melania Trump (@FLOTUS) 4 de novembro de 2017
Há 70 anos o maior inimigo, agora um dos mais importantes aliados no leste da Ásia, o Japão será a primeira escala já este domingo da longa digressão de Donald Trump pelo continente asiático.
Thank you to our GREAT Military/Veterans and PacificCommand.Remember #PearlHarbor. Remember the USSArizona!
A day I’ll never forget. pic.twitter.com/CMkB0kTkSc— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 4 de novembro de 2017
President Trump and the First Lady have departed for Asia. Follow their trip in photos: https://t.co/2EdlNGZPYw #POTUSinAsia pic.twitter.com/OzkqX3494Q— The White House (@WhiteHouse) 3 de novembro de 2017