Casas desmoronadas, barcos empilhados – a destruição alastrou-se por onde o Irma passou. O furacão entrou na Flórida pelo arquipélago das Keys. As autoridades federais anunciaram que, pelo menos, 25% das habitações nesta zona ficaram completamente destruídas. As restantes sofreram danos significativos.
As estimativas de estragos ascendem para já aos 250 milhões de dólares. “Eu refugiei-me na casa de banho com uma amiga. Ficámos dois dias fechadas. Foi um inferno. Não sabíamos se íamos sobreviver”, dizia uma habitante.
Ao todo, o balanço de mortos nas Caraíbas e no sudeste dos Estados Unidos atinge as seis dezenas. Há cerca de 9,5 milhões de habitantes, perto de metade da população da Flórida, que continuam sem eletricidade. Os serviços de fornecimento estimam que deverá demorar mais de 10 dias até que o sistema fique totalmente restabelecido. 110 mil pessoas permanecem em abrigos temporários
O Departamento de Defesa enviou um destacamento militar para Saint-Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas, para ajudar a remover os destroços que se acumulam por todo o lado.