João Lourenço é o presidente eleito da República de Angola. Os resultados das eleições de agosto foram confirmados pela Comissão Eleitoral.
O Movimento Popular para A Libertação de Angola (MPLA) consegue, segundo a Comissão, 61% dos votos. João Lourenço, de 63, sucede assim a José Eduardo dos Santos, também do MPLA, no poder quase quatro décadas.
Com 26,7% dos votos, a União para a Independência Total de Angola (UNITA),de Isaias Samakuva, é a segunda força mais votada.
O presidente eleito toma posse dia 20 de setembro. Segundo o diário português Público, a segurança foi reforçada em algumas áreas do centro de Angola anres de divulgados os resultados. As autoridades temiam protestos da parte da oposição.
Lourenço promete diálogo com a oposição
João Manuel Gonçalves Lourenço, assegurou “abertura ao diálogo permanente com as demais forças políticas do país”, propondo-se a“incentivar e praticar ambiente de concórdia” para o engrandecimento de Angola.
“Aos líderes dos demais partidos concorrentes gostaria de manifestar também os nossos agradecimentos pela sua participação no processo eleitoral, manifestar a nossa abertura para o diálogo permanente nas instituições, desde que isso concorra para o engrandecimento do nosso país”, disse João Lourenço.
O presidente eleito de Angola falava na sua primeira declaração após o anúncio dos resultados das eleições gerais de 23 de Agosto.
Com Lusa e Público