Mossul em ruínas

Views 0

Destruição e morte.

É este o cenário que os milhares de iraquianos encontram quando regressam às suas casas, em Mossul, após as forças governamentais terem reconquistado a cidade.

A icónica mesquita de Al-Nuri, no centro histórico e onde o líder do autoproclamado Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou o califado em 2014, está reduzida a escombros.

A NYT photojournalist documented the devastating toll within ISIS’s last holdout area in Mosul’s Old City https://t.co/eWE1wEVA0S pic.twitter.com/raSkyhKoh0— The New York Times (@nytimes) August 1, 2017

Os residentes de Mossul pedem, agora, o apoio de Bagdade para reconstruírem a cidade.

“Já viram alguém a viver em casas como estas? Não é possível. Há cadáveres no interior e o cheiro é terrível. No mínimo, o Governo deveria remover este lixo”, pede um dos habitantes da zona ocidental da cidade.

No hospital de Mossul, a Cruz Vermelha Internacional presta tratamento médico a milhares de adultos e crianças. Muitos foram obrigados a combater.

A city shattered by war: Humanitarian assistance is just the beginning of bringing #Mosul back to life. pic.twitter.com/SIF8SAlkP7— ICRC (@ICRC) August 2, 2017

“Tenho uma bala de metralhadora. Quero lutar e participar na guerra”, afirma o pequeno Galid Khalaf, seis anos.

Segundo as autoridades, alguns combatentes do Daesh estão ainda entrincheirados nos escombros.

Mais de dois mil jihadistas permanecem na região.

Share This Video


Download

  
Report form