A polícia alemã deteve esta quarta-feira vários suspeitos do roubo de uma moeda de ouro de 100 quilos de um museu de Berlim.
As autoridades mobilizaram cerca de 300 polícias para a operação destinada a capturar os ladrões e apreender provas do roubo sem que, para já, tenha sido localizada a medalha de um valor de 3,7 milhões de euros.
Uma ourivesaria e duas residências do bairro de Neukölln em Berlim foram alvo, esta manhã, de rusgas que teriam terminado com a detenção de dois a três suspeitos.
Para o porta-voz da polícia de Berlim, Winfrid Wenzel: “estamos confiantes que vamos poder identificar os suspeitos deste crime. O objetivo principal é obviamente atribuir um crime específico aos indivíduos que foram detidos e outro objetivo é o de encontrar o paradeiro da moeda de ouro”.
A medalha comemorativa canadiana, de 53 cm de diâmetro e 3 cm de espessura, com a efigie da rainha Isabel II, tinha sido roubada do museu Bode de Berlim no dia 27 de março.
As imagens de videovigilância tinham permitido identificar os 3 assaltantes.
A polícia não exclui que os ladrões possam ter entretanto fundido a moeda de ouro.
As autoridades deverão fornecer mais elementos sobre a operação durante uma conferência de imprensa agendada para as 14h00 locais, menos uma hora em Lisboa.