A primeira ronda das negociações com o Reino Unido sobre o Brexit deverá começar na “semana de 19 de junho”, disse Michel Barnier, que recebeu formalmente o mandato por parte dos outros 27 países, no Conselho de Assuntos Gerais, segunda-feira, em Bruxelas.
“Temo de dar respostas a todos aqueles cuja decisão britânica de sair da União Europeia coloca dificuldades mais imediatas e para aqueles cuja decisão vai gerar insegurança jurídica, seja a nível pessoal ou na vida familiar. Os cidadãos europeus ou britânicos que vivem de um ou do outro lado do Canal da Mancha devem poder continuar a viver como antes”, explicou o negociador.
As negociações seriam, assim, desencadeadas cerca de dez dias depois das legislativas antecipadas no Reino Unido, a 8 de junho.
De acordo com as sondagens, as eleições deverão resultar no reforço do partido conservador da primeira-ministra britânica, Theresa May.
Barnier indicou, ainda, que pretende divulgar um primeiro relatório sobre a situação no dia 22 de junho, “exatamente um ano depois” do referendo no qual a maioria dos britânicos votou pelo abandono da União Europeia.
O pedido formal para deixar a União foi enviado por Theresa May a 29 de março passado e o processo deverá levar dois anos a concluir.