Manter a França na União Europeia foi a principal mensagem da concentração que juntou cerca de duas mil pessoas em Berlim, parte da iniciativa pró-europeia batizada Pulse of Europe.
Em causa estão os medos relacionados com uma possível vitória de Marine Le Pen nas eleições em França, mesmo se há dúvidas sobre uma possível saída da União Europeia no caso de Le Pen ser eleita: “É importante estarmos aqui. Ficar em casa teria sido mais fácil, mas se não andarmos acordados, podem acontecer coisas más”.
Le Pen não defende um Frexit imediato, mas propõe a realização de um referendo sobre a permanência francesa na UE. Para uma das mais jovens participantes na manifestação, as razões para estar presente até nem têm muito a ver com política: “A França deve ficar na União Europeia, porque de outra forma não vamos poder comer queijo francês. Seria horrível, porque é a coisa de que mais gosto”, diz uma menina que participou no encontro.
A concentração de Berlim foi a maior, mas a “Pulse of Europe” organizou outras, em vários pontos da Alemanha, incluindo Colónia, Frankfurt, Dresden ou Mainz.