Zeldinha é uma gata que não teve boa saúde quando filhote, ela teria morrido, por ser muito fraquinha e doente. A mãe dela pegou esporotricose, ao cruzar com um gato de rua. Um dos filhotes, veio cheio de força, imune a praticamente tudo e cresceu muito, mas muito mesmo. Mas a Zeldinha não teve a mesma sorte, ficou sempre miudinha.
Tentei de várias formas conter a desnutrição dela, pois o leite não parecia ser o suficiente para a fazer crescer e engordar.
Alguns dizem que as maminhas inferiores, embora pareçam mais cheias de leite, possuem pouco leito e com poucos nutrientes. Já as superiores, são muito mais ricas em nutrientes e fornecem maior quantidade de leite.
Prefiro acreditar que esteja relacionado a quantidade somente.
Tentei suplementar com A.D, mas ela não se interessava e mesmo forçando, não adiantou de nada. Foi quando tive a ideia de cozinhar ovos e dar somente a gema(Uma por dia). E isso foi a salvação dela, pois meia hora depois de ter comido a primeira gema, ela já estava de pé e procurando alguma bagunça pra fazer.
OBS: Fazia frio na época e ela só vivia deitada em cima do modem da Net. (Eu até brincava de falar que ela era a minha GatoNet, hehe!)
Ela não cresceu muito e ficou com aspecto de filhote, mas neste vídeo, ela já está com três anos de idade.
Quanto a esporotricose, ela também acabou pegando, mas consegui tratar a todos os meus gatos, até mesmo o Zed, irmão da Zeldinha, que embora não tenha desenvolvido a doença, provavelmente seria portador dela, por isso, todos tomaram uma cápsula de 100 mg de Itraconazol, ao dia e durante quinze dias. Depois de um mês, repeti a administração.
Não foi sempre um sucesso, pois fui tentando vários laboratórios, mas o único que surtiu efeito, foi o mesmo que a Fio Cruz fornece nas suas campanhas de combate a zoonoses. O laboratório Prati Donaduzzi.
Já o tal de ITL 10 mg, não fede e nem cheira, só me fez perder muito dinheiro. E as promessas de tratamento são de vários meses, já com o Prati 100 mg, na primeira semana você já começa a ver os resultados.