Professor Francisco Anselmi fala a respeito da trajetória científica de Lamarck e dados biográficos sobre este cientista que mais contribuiu para a biologia com suas pesquisas científicas do que sua teoria.
Excelente texto produzido pelo professor a ser usado tanto em trabalhos escolares como universitários abaixo transcrito.
Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet nasceu em 1º de agosto do ano de 1744 em Bazentin Le Petit na região de Picardia no norte da França. Originário da baixa nobreza, daí o título Chevalier (ou Cavaleiro) nasceu em uma tradicional família de militares em que seu pai e seus irmãos foram todos soldados. Era o mais novo de 11 irmãos ficando órfão aos 17 anos. Começou a estudar em um seminário de jesuítas de Amien, mas, logo após a morte de seu pai, entrou para o exército para lutar contra a Alemanha. Com a paz declarada em 1763 continuou a servir no exército até que um ferimento o forçou a deixá-lo.
Enquanto isso se tornou bancário e começou a estudar medicina e botânica. Ganhava uns trocados lecionando literatura e escrevendo textos para dicionários.
Em 1778, então com 34 anos, já era um expert em botânica com o lançamento do seu primeiro livro: Flora francesa. Este seu primeiro livro chamou a atenção do Conde de Buffon que lhe indicou como botânico assistente do jardim botânico real, o “Jardin des Plantes” que em 1793 transformou-se no Museu Nacional de História Natural trabalhando vários anos com plantas.
Lamarck aos 50 anos foi, então, indicado como professor responsável pelo campo de invertebrados, mesmo quase sem nenhum conhecimento de zoologia de invertebrados. Na verdade era um campo da Biologia considerado de segunda categoria, muito poucas pessoas estudavam os invertebrados (inclusive o termo não existia na época, quem o formulou foi Lamarck). Mas Lamarck trabalhou duro e desenvolveu este "novo" campo, que é manancial de conhecimento vastíssimo na zoologia. Lamarck foi o primeiro a separar Crustáceos, Aracnídeos e Anelídeos de Insetos, através de seus trabalhos de classificação.
No ano de 1809 publica o seu livro “Filosofia Zoológica” onde expõe a sua teoria da evolução, mais tarde conhecida como lamarckismo.
Percebam que Lamarck:
• Em “Filosofia Zoológica” (1809) cria o termo “biologia”;
• Em “”História Natural dos Invertebrados” (1815 e 1822) cria o termo “invertebrados” e a cria novos filos;
• Em “Investigações sobre a organização dos seres vivos” (1802) seu trabalho também foi de grande contribuição para a classificação dos seres vivos.
• Realmente foi o primeiro cientista a acreditar que os seres vivos evoluem.
Antes de 1800 acreditava que as espécies eram imutáveis, mas graças ao seu trabalho sobre moluscos na Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, percebendo que os seres vivos vão evoluindo tornando-se mais complexos. Assim para ele não havia extinção e sim a transformação em espécies diferentes.
A teoria de Lamarck não obteve grande aceitação na França, m