Inteligentes e interligadas, as quintas robotizadas do futuro estiveram em destaque na recente Semana Verde Internacional de Berlim, na Alemanha.
This week in Berlin! The International Green Week, the world’s largest fair for consumer goods in all things food. https://t.co/Q3ViGgVjHp pic.twitter.com/dzG9sAo74I— Hoard (@hoardspot) 20 de janeiro de 2017
O mercado global dos robôs agrícolas está a crescer rápido e a Tráctica, uma empresa de estudos do mercado tecnológico, prevê que poderá valorizar-se dos três mil milhões de dólares de 2015 para os 74 mil milhões de dólares em 2024.
Uma das inovações apresentada em Berlim é desenvolvida pela Urban e destina-se à criação de gado. Birgit Warnet, a responsável pelo marketing da Urban, explica-nos que “a vantagem” da proposta apresentada “é a de, como criador, não ser preciso andar para trás e para a frente com um balde nem estar sempre a limpar”.
“Ganha-se flexibilidade e não ficamos constantemente presos aos horários da alimentação dos animais. Podemos simplesmente mostrar aos bezerros como funciona e depois já não será preciso levantar-se às seis ou sete horas da manhã”, garante a promotora.
InovCluster na Feira International Green Week: https://t.co/NGDY0f9t5O— Rádio Castelo Branco (@RACAB_92FM) 28 de janeiro de 2017
Outro robô em exibição nesta feira foi o “Juno”, cuja tarefa é, basicamente, empurrar o feno para junto das vacas nos estábulos. Não é um trabalho difícil, mas é cansativo e é há séculos feito pelas pessoas.
O “Juno” não pareceu, contudo, convencer os agricultores a investir, mas há quem admita que os tempos estão a mudar.
“Sou agricultor há 45 anos. O meu filho está prestes a tomar o meu lugar, mas existe um conflito entre o que eu aprendi e sei fazer enquanto especialista e aquilo que o meu filho aprendeu e está treinado a fazer. Ele teve um treino muito bom. Quando falamos de novas tecnologias, nota-se que esta é a uma zona de conflito. Ele é muito mais descontraído neste campo e nós, os da minha geração, somos mais críticos”, admite Johannes Lösing, um agricultor alemão a caminho da reforma.
Tratores auto conduzidos e drones são, para já, as grandes estrelas do futuro próximo na agricultura e estiveram também bem representados entre as cerca de cem mil inovações exibidas na Semana Verde Internacional de Berlim.
Capoulas Santos em #Berlim a apoiar #produtores nacionais na #Green Week https://t.co/ljVVRnU5oY— Agricultura PT (@agricultura_pt) 20 de janeiro de 2017