Mosquito
Pode acreditar, os mosquitos são os animais mais mortais do mundo. Esse pequeno inseto é inofensivo na maioria das vezes e sua picada causa apenas uma pequena alergia e coceira. Contudo, eles podem espalhar doenças como malária, febre amarela, dengue e outros vírus. Além disso, são bichinhos bastante resistentes, sendo encontrados em abundância em áreas tropicais, mas também sobrevivendo durante o inverno em países gelados como o Canadá. Não à toa, estima-se que os mosquitos sejam responsáveis pelas mortes de mais de um milhão de pessoas por ano.
Cobras
Entre os animais vertebrados, as cobras são os mais mortais do mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 125 mil pessoas morrem todos os anos por picadas de serpentes venenosas. Essas mortes concentram-se mais na África, onde acontecem cerca de 500 mil ataques com 20 mil fatalidades todos os anos, e na Ásia, em países como Índia, Paquistão e Birmânia, com cerca de 30 mil mortes por ano. No Brasil, acontecem cerca de 20 mil acidentes por ano, com “apenas” 100 óbitos em média. Por aqui, as jararacas, as cascavéis e as corais são as cobras que mais matam.
Escorpiões
Escorpiões são umas das criaturas mais antigas a habitar este planeta. Também são das mais mortíferas para nós. Existem hoje cerca de duas mil espécies diferentes, mas apenas 25 possuem veneno mortal para humanos. Contudo, eles chegam a matar até cinco mil pessoas no mundo todos os anos.
Hipopótamo
Hipopótamos, apesar de parecerem meio bobalhões, são animais bem perigosos. Encontrados na África, eles pesam até 3,6 toneladas, mas o peso médio fica mesmo em 1,5 tonelada. Surpreendentemente, um hipopótamo pode correr a uma velocidade de até 32 km/h e sua boca pode abrir até 1,2 m. O macho se torna agressivo para defender seu território, enquanto a fêmea costuma ficar raivosa para proteger os filhotes. O hipopótamo é o animal de grande porte que mais mata pessoas no mundo, chegando a uma média de 2,9 mil pessoas por ano.
Crocodilos
O crocodilo de água salgada é o maior réptil do mundo, chegando a ter entre 1,5 m a 6 m de comprimento. Ele vive nas regiões tropicais da África, Ásia, Américas e Austrália, em rios e lagos. Uma mordida desses animais, que podem ter até 80 dentes, chega à incrível marca de 1,5 tonelada de força. Crocodilos matam cerca de 800 pessoas por ano no mundo.
Cachorros
Melhor amigo do homem? Pense duas vezes. Cachorros com raiva são responsáveis pela morte de 25 mil pessoas por ano. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em países onde os cães comumente transmitem raiva, eles estão envolvidos em 99% dos casos da doença.
Países com o maior número de vira-latas, incluindo a Índia, são os mais afetados.
Segundo a OMS, aproximadamente 36% das mortes por raiva no mundo ─ 20 mil das cerca de 55 mil ─ ocorrem na Índia todos os anos, muitas das quais quando crianças entram em contato com cachorros infectados.
Morrer por causa da mordida de um cachorro é muito mais raro. Não há dados oficiais sobre isso, mas de todas as 4,5 milhões de mordidas de cachorro que acontecem todos os anos nos Estados Unidos, apenas 30 resultam em mortes.
Lord of the Land de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/...)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-...