JERUSALÉM, ISRAEL — O Mar Morto está realmente vivendo de acordo com seu nome, com seu nível de água caindo significativamente a cada ano, parece que o Mar Morto está realmente morrendo a ponto de desaparecer.
O Mar Morto está posicionado entre Israel, Jordânia e Cisjordânia no ponto mais baixo da Terra.
Ao longo dos anos, o Mar Morto já perdeu mais de um terço de sua área de superfície.
O nível da água está caindo em mais de 1 metro a cada ano.
Sua costa deve cair de 411 metros para 430 metros abaixo do nível do mar até 2020.
Tradicionalmente, o rio Jordão é a fonte de entrada do Mar Morto. No entanto, 50 anos atrás, grande parte de sua água foi desviada para as cidades, reduzindo o nível de entrada para o Mar Morto a apenas 5% do seu volume original.
O clima quente e seco da região também torna difícil para o Mar Morto restaurar-se. Como resultado, a salinidade do lago aumentou.
O Mar Morto também está ameaçado por empresas de cosméticos que extraem água mineral da região para fazer produtos de beleza. Os hotéis e as atrações construídas ao longo da costa liberam também o esgoto não tratado no Mar Morto.
Mesmo que o Mar Morto não seja o lar de qualquer vida selvagem em si, a região em torno dele é conhecida por apoiar várias espécies ameaçadas de extinção, como cabras montesas, leopardos e o pardal indígena do Mar Morto.
O Mar Morto não é o único enfrentando o perigo. Outros lagos, como o Mar de Aral na Ásia Central, o Lago Chade na África e Salton Sea na Califórnia também estão secando.