O regresso da Festas das Luzes de Lyon cumpre-se este ano com um orçamento de 2,6 milhões de euros, divididos entre a cidade e os patrocinadores, uma redução do perímetro das instalçoes artísticas, menos 25 por cento de instalações, menos um dia por comparação as últimas edições, mas muito mais segurança.
La ville lumière n'a jamais aussi bien porté son nom FeteLumieres pic.twitter.com/nuBv5CdS9r— Le Petit Paumé (lePetitPaume) 8 de dezembro de 2016
França tem sido um dos principais alvos terroristas nos últimos dois anos e, por isso, tem sofrido um forte impacto no setor do turismo, um dos grandes catalisadores da economia nacional. Paris é a “menina” dos olhos bonitos, mas a terceira maior cidade do país, Lyon, é também uma importante atração internacional, em especial no início de dezembro, quando organiza a Festa das Luzes.
Esta celebração que começou por ser um agradecimento à Virgem Maria (no dia da Imaculada Conceição) por a cidade ter sido poupada à peste, mas hoje um evento que atrai milhares de visitantes dos quatro cantos do mundo e um importante ativo da economia francesa.
É uma das maiores festas do género na Europa, com diversas instalações de luz e som espalhadas pela cidade que viu nascer os irmãos Lumière e por conseguinte o cinema.
O êxito de 2014 e o cancelamento de há um ano
No ano passado, sobretudo por causa dos trágicos ataques de 13 de novembro em Paris, em que foram mortas 130 pessoas, a Festa das Luzes, que iria decorrer três semanas depois, foi cancelada a última da hora. Por motivos de segurança, mas não só. O medo levou à desistência de mais de 60 por cento das reservas feitas para os quatro dias em que iria decorrer o evento.
Em 2014, a 16.a edição da Festa das Luzes decorreu entre os dias 5 e 8 de dezembro, fechando exatamente no dia da Imaculada Conceição, mesmo não sendo feriado e coincidindo com uma segunda-feira. No total, foram disponibilizadas 70 instalações artísticas.
Discover the 1st shots of the #Lyon Festival of Lights 2016 : https://t.co/NygPrA3Qkb #FDL2016 FeteLumieres pic.twitter.com/hMIo7nzgVa— ONLYLYON (OnlyLyon) 8 de dezembro de 2016
A taxa de ocupação dos hotéis rondou os 87 por cento e isto quando se estima que cerca de 70 por cento dos visitantes de Lyon para a Festa das Luzes ficaram em casa de amigos, familiares ou de residentes, que alugam quartos ou os respetivos apartamentos.
Lyon terá sido visitada nos quatros dias do evento, há dois anos, por cerca de três milhões de pessoas. Este ano, com a redução do número de instalações, da área e dos dias, é natural que a adesão seja muito menor também.
França, aliás, perdeu muitos turistas este ano, devido sobretudo aos atentados. Algumas estimativas apontam para uma redução na ordem dos três milhões de turistas estrangeiros face aos 84,5 milhões registados em 2015. Em Paris, entre janeiro e outubro deste ano, os hotéis registaram uma baixa de ocupação dos 76,7 por cento do ano passado para os 68,4 por c