DENVER, ESTADOS UNIDOS — O ex-piloto da IndyCar Sam Schmidt no mês passado se tornou a primeira pessoa nos EUA a receber uma carteira de motorista semi-autônoma.
Sam perdeu o controle de seus braços e pernas durante uma volta de treino no ano 2000.
Em setembro, o Tenente-Governador de Nevada, Mark Hutchison, concedeu à Schmidt a primeira licença restrita da América para dirigir um carro semi-autônomo.
Os patrocinadores da Schmidt, a Arrow Electronics, modificaram uma Corvette Z06 de 2014 com tecnologia que lhe permite controlar o carro sem o uso de seus membros.
O ex-piloto de IndyCar, Sam Schmidt, teve a oportunidade de voltar a pilotar graças ao Arrow SAM Car, depois de ter obtido uma licença semi-autónoma restrita.
O carro está equipado com comandos de voz, câmera de infravermelho e sistemas de manipulação de respiração, além de tecnologia GPS e conectividade 4G-LTE.
Comandos de voz permitem a Sam ligar e desligar o carro e mudar de marcha.
Câmeras de infravermelho no painel do carro captam sensores montados em um chapéu, que Sam usa ao dirigir.
Quando Sam vira a cabeça, o sistema de câmera infravermelha capta o movimento e o traduz em direção.
Um aparelho respiratório permite que Sam acelere o carro soprando ar em um tubo. Para engatar os freios, Sam apenas suga o ar do tubo.
Utilizando sensores na parte de trás do veículo, um sistema GPS mantém o carro dentro de 1,5 metros da borda da estrada ou pista, dando Sam cerca de 10 metros dentro do qual ele pode dirigir.
Um sistema de segurança global garante que os sinais transmitidos por Sam sejam adequadamente traduzidos para os movimentos do carro.
E porque sua licença exige que Sam tenha um passageiro dentro do veículo o tempo inteiro, o carro vem com uma opção de controle por piloto.
A licença também pede que um carro-piloto seja conduzido em frente ao carro Arrow SAM, o tempo todo, agindo como uma barreira entre Sam e outros motoristas na estrada.
Sam foi capaz de atingir 244km/h no carro na Indianapolis Motor Speedway em maio, e correr a Pikes Peak International em junho.
Ele até mesmo posou para uma foto com sua licença recém-obtida.