O governo federal do Brasil decretou três dias de luto nacional. O presidente Michel Temer disponibilizou os meios da Força Aérea e os serviços do ministério dos Negócios Estrangeiros para prestarem todo o apoio possível às famílias das vítimas, desde o transporte ao local do acidente à repatriação dos corpos.
“A única coisa que podíamos fazer, lamentavelmente, além de orar por aqueles que partiram era tomar providências do governo federal a fim de dar apoio às famílias, especialmente, que se enlutaram neste momento” – afirmou o presidente Temer.
A diplomacia brasileira já enviou para o local funcionários da embaixada em Bogotá, aos quais se juntarão elementos vindos de Brasília. O Palácio do Itamaraty disponibilizou através da internet os contactos para informações e esclarecimentos sobre o acidente.
O #Itamaraty manifesta seu profundo pesar pelo trágico acidente que vitimou avião da #Chapecoense: https://t.co/YRdNcDxRQL #ForçaChape pic.twitter.com/5cljp1P97j— Itamaraty Brasil (@ItamaratyGovBr) 29 de novembro de 2016