A comédia negra “Siera Nevada” é a candidata da Roménia ao Óscar de melhor filme estrangeiro. A película de Christi Puiu retrata uma família, durante um funeral em Bucareste. O filme inspira-se numa história pessoal, como afirmou o realizador romeno, em entrevista à euronews.
“O ponto de partida do filme foi a morte do meu pai. Depois do funeral, houve um jantar em que falámos sobre muitas coisas, incluindo política. Falámos de tudo menos da pessoa que partiu, eu achei isso absurdo, cómico e triste. Anos mais tarde, disse a mim mesmo, que tinha de fazer um filme sobre isso”, contou o realizador romeno.
“Tenho a minha própria teoria sobre o cinema. Penso que há dois tipos de realizadores. Há Realizadores que registam o que se passa à volta deles, e há realizadores que registam o que se passa dentro deles. O primeiro tipo de realizador dá-nos um toque de realismo, o segundo tipo dá-nos a poesia. Os dois elementos encontram-se em ambos os casos mas as proporções mudam”, acrescentou Christi Puiu.
Apresentado em Cannes, no âmbito da seleção oficial, Siera Nevada venceu o prémio de melhor filme e melhor realização no festival internacional de cinema de Chicago.