MOUNTAIN VIEW, CALIFORNIA — O mulherengo favorito de todos Leonardo DiCaprio está tentando envolver o público em colocar peixes de volta em nossos oceanos, com um pouco de ajuda da tecnologia.
O ator revelou o Global Fishing Watch, a criação digital do grupo tecnológico-ambientalista SkyTruth, a organização sem fins lucrativos Oceana e o Google.
A ferramenta gratuita permite que as pessoas acompanhem a atividade pesqueira em todo o mundo, em uma tentativa de conter a exploração da vida marinha. Veja como funciona.
Quando grandes embarcações no mar transmitem sinais de rádio através do Sistema de Identificação Automática, os satélites captam os sinais e os armazenam em um banco de dados.
Global Fishing Watch, em seguida, analisa os movimentos dos navios para determinar o tipo de navio e de pesca. As posições do navio são atrasadas em 72 horas mas podem ser seguidas desde janeiro de 2012.
As informações são exibidas em um mapa interativo do Google Earth, e inclui as zonas econômicas exclusivas dos países e áreas protegidas, bem como os registros individuais e identidades de mais de 35.000 barcos de pesca.
Com os movimentos de navios comerciais expostos à vista do público, os usuários são capazes de monitorar remotamente qualquer navio que possa estar pescando ilegalmente.
O sistema está longe de ser perfeito. Os navios menores que não necessitem do Sistema de Identificação Automática ou AIS não podem ser rastreados. O próprio AIS pode denunciar locais falsos quando manipulado por uma tripulação tentando mascarar atividades ilegais.