O Primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, iniciou, na quinta-feira, uma visita oficial, de dois dias, a Israel e aos territórios palestinianos.
Neste segundo dia esteve no Museu do Holocausto, em Jerusalém.
Depois encontrou-se com o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, na Cisjordânia. Medvedev fez questão de falar da Palestina como um Estado:
“De facto, os nossos países – A Rússia e o Estado da Palestina – estão comprometidos em manter uma relação amigável e avançar nessas relações. O nosso país defende a implementação dos direitos legais de povo palestiniano”, adiantou Medvedev.
No final, Mahmoud Abbas responde a uma questão, colocada por um jornalista, sobre o que espera de Donald Trump enquanto presidente dos EUA:
“Aquilo que lhe pedimos é que os EUA aceitem e trabalhem para uma solução de dois Estados. o Estado de Israel e o Estado da Palestina, vivendo junto, em paz e com estabilidade, espero que isso seja alcançado”, afirmou Abbas.
Em setembro a Rússia tinha proposto receber, e mediar, um encontro entre Mahmud Abbas e Benjamin Netanyahu mas, até agora, não se desenvolveu a questão.