A ansiedade deu lugar à tristeza no seio dos apoiantes democratas à medida que se ia confirmando a derrota de Hillary Clinton na corrida à Casa Branca.
At New York’s Jacob K. Javits Convention Center, where Hillary Clinton is hosting an #ElectionNight event pic.twitter.com/mX0GDKGRsC— AFP news agency (@AFP) November 9, 2016
No Javits Center, o quartel-general da candidata democrata, em Nova Iorque, a consternação era visível:
“Estou muito desiludida. Estou preocupada com Clinton. A campanha fez o melhor que podia. Tenho a certeza que o país vai ficar bem mas estou triste por ela”, avançava uma apoiante.
Alguns ainda não acreditavam na vitória de Donald Trump:
“Espero sinceramente que, se ele ganhar, consiga unir o país e recuar na retórica que teve até agora. Mas estou um pouco cético. É a América, vamos esperar o melhor, estou otimista mas ao mesmo tempo também extremamente desapontado e surpreendido”.
“Cheguei a um ponto em que o que me preocupa é a direção que o país vai tomar. Como é que vamos lidar com os problemas raciais tendo em conta o que tem vindo a ser dito pela administração que irá tomar posse? Isso é uma preocupação”, afirmou uma afro-americana.
Os democratas – e não só – ainda estão a digerir a derrota de Hillary Clinton.
Hard to describe the feelings here at Hillary’s HQ. People crying everywhere. Some distraught. #JavitsCenter #USElection2016 pic.twitter.com/BskpiP5ra6— Robert Bourke (@RobBourke) November 9, 2016