HAINAN, CHINA — Uma dama de honra na China engasgou até a morte em seu próprio vômito depois de beber baijiu, o poderoso licor destilado popular em festas em todo o país.
Yang de 28 anos estava participando de um banquete de casamento na província do sul de Hainan, Havaí da China.
Beber é primordial na cultura chinesa do casamento, e Yang não teve nenhuma escolha a não ser beber um copo cheio de baijiu. A bebida é um combustível de foguete de forte, algumas variedades têm um teor de álcool maior que 60%.
Enquanto a multidão gritava por Yang, ela heroicamente virou um copo inteiro de baijiu e rapidamente passou frio. Ignorando o perigo, os homens a pegaram do chão e a levaram para um carrinho de bagagem.
Yang foi levada para o hospital à meia-noite. Depois de tentar por mais de 40 minutos reanimá-la, um médico declarou que Yang morreu sufocada com seu próprio vômito.
Beber é uma parte fundamental da sociedade na China, onde as pessoas muitas vezes associam a sua confiabilidade ou habilidade com a quantidade de baijiu que ele ou ela pode suportar.
A trágica morte da jovem levou a um acalorado debate na mídia social chinesa, com muitos internautas criticando esse elemento de sua cultura.