1 - DISCOVERY CHANNEL - CAMINHANDO COM OS MONSTROS: A VIDA ANTES DOS DINOSSAUROS, 2005
Assim como os documentários sobre vida selvagem comuns, Walking with Monsters foi dividido em episódios.
Episódio 1
Data: Há 530 Milhões de anos atrás
Período: Cambriano
Local: Chengjiang, China
Local das filmagens: Socotra, Iêmen.
Dividida em três partes, Caminhando com Monstros acompanha a história das bizarras criaturas que dominaram o nosso planeta milhões de anos antes da Era dos Dinossauros, iniciando-se no Período Cambriano (há 530 milhões de anos), num local futuramente conhecido como Burgess Shales, quando e talvez onde surgiram os primeiros predadores que ocupavam o topo da cadeia alimentar, os bizarros "Anomalocaris". Aparecem dentes, garras, bicos e todo tipo de armas. Foi uma era de grande variedade, onde incontáveis criaturas nadavam, andavam e rastejavam na água, incluindo o Trilobite, que deu origem aos caranguejos e insetos, e o Haikouichthys, ancestral de todos as criaturas com espinha dorsal.
Data: Há 418 Milhões de anos atrás
Período: Siluriano
Local: Sul do País de Gales, Reino Unido
Local das filmagens: Socotra, Iêmen.
Durante o Período Siluriano (há 410 milhões de anos), as criaturas marinhas começam finalmente a realizar suas primeiras incursões em terra. Escorpiões-do-mar como o Brontoscorpio, foram o primeiro grupo a fazê-lo com êxito, mas o pequeno peixe encouraçado Cephalaspis já se arriscava a ficar alguns poucos minutos longe da água para ultrapassar obstáculos na sua longa jornada para o locais de acasalamento nos rios dos ainda inabitáveis continentes, longe dos terríveis predadores Cameroceras (um enorme molusco aparentado com os atuais polvos e lulas) e Pterygotus (um escorpião marinho com o tamanho de um crocodilo). Nessa mesma época uma pequena planta chamada Cooksonia já se arriscava em colonizar os inóspitos continentes.
Data: Há 360 Milhões de anos atrás
Período: Devoniano
Local: Pensilvânia, EUA
Local das filmagens: Monumento Nacional de Postpile, Califórnia, Estados Unidos.
A era dos escorpiões terminou no Período Devoniano (há 360 milhões de anos), quando os peixes se tornaram os principais predadores, ocorrendo o surgimento dos primeiros tubarões, como o Stethancanthus, mas estes animais ainda não haviam atingindo o topo da cadeia alimentar, ocupada pelo imenso peixe de barbatanas lobadas Hyneria. Alguns desses peixes se aventuraram por terra e encontraram o meio ambiente tão atraente que suas barbatanas endureceram e dedos cresceram em suas pontas, surgindo os primeiros anfíbios, como Hynerpeton.